A Prefeitura de Contagem realizou, na noite desta sexta-feira, (5/5), o #SEXTOUNAESTAÇÃO, evento que aconteceu na Estação Juventude e que reuniu cerca de 200 jovens. Todos puderam conhecer o espaço, participar de diversas ações culturais, trocar experiências, dialogar com outros jovens e curtir exibições diversas.
Entre as atrações que agitaram a noite estão apresentações de break dance, passinho, graffiti live painting, teatro com o espetáculo “Fios de Vida”, trocas de ideia sobre relações identitárias, duelo de mc’s e muita música no palco Juv. Durante o evento foram arrecadados livros literários para a biblioteca do espaço.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, esteve na ação e destacou a importância da Estação na promoção dos direitos da juventude: “Esse é um momento interessante e muito importante para que a juventude da cidade possa se identificar neste espaço, ocupando, produzindo cultura, conhecimento, identidade e possibilitando muito aprendizado através das oficinas aqui ofertadas”.
A superintendente de Políticas para as Juventudes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Camilla Marques, ressaltou a importância do evento para a socialização do espaço recém-inaugurado. "O ‘Sextou na Estação’ é o primeiro evento que estamos promovendo na Estação da Juventude, com grande ocupação de público. Desde abril já iniciamos várias oficinas, mas este evento vem para reunirmos diversos oficineiros e mobilizar os jovens presentes. Estamos felizes de ver esse espaço, que foi preparado com muito carinho e responsabilidade, sendo ocupado e apreciado pela juventude da nossa cidade. Muitos outros eventos virão”, disse.
A jovem Tábitha, de 20 anos, moradora do bairro Fonte Grande, é cantora e também marcou presença na inauguração. Na opinião dela, a “estrutura é impressionante e, como cantora, pretendo participar das oficinas de músicas”.Ela ressaltou também que pretende voltar a local, com amigos e amigas para que todos possam desfrutar de todas as opções que o espaço permite. “Nós, jovens de Contagem, estamos realizados”, completou.
Estação Juventude
Inserido no Programa JUV Contagem, a Estação Juventude é um espaço localizado na Avenida João César de Oliveira, 174, no bairro JK, voltado integralmente para o atendimento de jovens com idade entre 15 e 29 anos. Este é o maior investimento em políticas públicas destinado às juventudes na história do município, somando um montante de quase de R$ 2,5 milhões em recursos do tesouro e trata-se do único equipamento dessa natureza em todo o Estado de Minas Gerais.
O espaço foi construído e pensado a partir do diálogo com as juventudes da cidade e de visitas técnicas às experiências do tipo nos estados do Espírito Santo e Ceará.
O objetivo é oferecer um lugar acessível, coletivo e acolhedor para a realização de ações de convivência cidadã, atividades socioculturais e o fomento do protagonismo juvenil. As atividades desenvolvidas no equipamento serão pautadas pela promoção de direitos, autonomia e participação social e política juvenil, bem como na criatividade e diálogo.
O equipamento tem sala de danças e lutas; estúdio de gravação de músicas e estúdio de podcast; sala de computadores; salas de coworking, auditórios e espaços para apresentações culturais; salas multiuso para oficinas; equipe multiprofissional e atendimento psicossocial (psicólogo e assistente social).
Para utilizar os espaços da Estação Juventude, é preciso verificar a disponibilidade dos espaços ou ferramentas que deseja utilizar. Isso pode ser feito por meio de uma mensagem no Instagram do local, via direct.
A estação também oferece oficinas. Para participar o jovem deve acessar https://linktr.ee/maisdireitoshumanos escolher a opção: inscrição oficinas da Estação Juventude, preencher o formulário e selecionar a oficina da qual deseja participar.
Confira o dia, o horário e as oficinas ofertadas na Estação Juventude:
Dança Break - Terça e quinta: 18h30 às 19h30
Graffiti - Terça e quinta: 15h30 às 16h30
Música: Violão - Terça e quinta: 18h30 às 19h30
Teatro - Terça e quinta: 18h30 às 19h30
Música – Quarta e Sexta: 15h30 às 16h30
Como montar um Podcast e Beat – Quarta e sexta: 9h30 às 10h30
Prática de Bolo de Pote e Brigadeiro (Economia Solidária) - Quarta e sexta: 9h30 às 10h30
Mídias Digitais – Quarta e sexta: 15h30 às 16h30
Tranças - Sábado - 9h30 às 11h30
Galeria de fotos: Luci Sallum